O QUE É COMO O SENHOR

08/10/2012 21:08

Este é o significado do nome de Miquéias, o grande profeta menor, que estamos estudando neste domingo: “O que é como o Senhor”.

“Ser como o Senhor” não é algo que se alcança por mérito ou esforço pessoal, nem é uma questão de escolha, pois todos nós fomos chamados para sermos iguais a Ele; e se não alcançamos este nível de vida espiritual ou não estamos progredindo em conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor estamos totalmente fora do alvo de Deus para a nossa vida.

“Ser como o Senhor” é sim uma questão de posicionamento diante do chamado de Deus para sermos igual a ele. Fomos chamados para sermos “santos” como Ele é santo (Lv 19:2). Assim precisamos ser separados do pecado e das obras das trevas para servir a Deus com todas as nossas forças e amá-lo acima de todas as coisas e ser capacitados para amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Apesar de termos nascido com determinado temperamento, Deus quer controlá-lo  pela influência do seu Santo Espírito habitando em nós. Temperamentos controlados pelo Espírito são benção em todo lugar. E mesmo que tenhamos construido em nós um caráter deformado pelo pecado, Deus pode transformá-lo ao formar o caráter de Cristo na nossa vida (Gl 4:19).

Só podemos “ser como o Senhor” se em nosso posicionamento em Cristo Jesus tomarmos certas atitudes: Primeiro precisamos desejar conhecer e prosseguir em conhecer a Deus (Os 6:3a). Em segundo lugar precisamos desejar ardentemente conhecer para ser como Ele é (Ef 5:1), pois fomos chamados para sermos iguais a Jesus (Rm.8:29); como também o Salmo 115:8 diz que nós somos semelhantes ao Deus que servimos. Para que isto se concretize em nós e o Rhema de Deus traga à existência de novo em nosso ser a imágem de Deus como criada, mas destruída pelo pecado, precisamos ser imitadores de Deus: Assim como Jesus o foi (Jo 14:9), e também como o apóstolo Paulo foi imitador de Cristo (I Co 11:1),

O Objetivo final, como já enfatizamos, é formar o caráter de Cristo em nós. Mas alguns cuidados nos serão nescessários: primeiro ser como os bereanos (At.17:11), que não só recebiam com alegria os ensinamentos sobre Deus, mas conferiam na sua “Palavra” para ver se era mesmo assim. Só por meio da Palavra revelada de Deus podemos conhecer a Deus e ter intimidade com Ele. Depois precisamos permanecer no Senhor Jesus (Jo 15:4-5), pois assim ele permanecerá em nós, e poderemos produzir muito fruto, porque sem Ele nada podemos fazer.

Enfim, busquemos conhecer mais esse Deus maravilhoso que é eterno, onipresente, onisciente, onipotente, imutável, perfeito e soberano. Pois Ele quer transferir para nós os seus atributos comunicáveis como: a sabedoria, a justiça, o amor, a santidade, a fidelidade, a bondade, a misericórdia, a compaixão, a paciência e a verdade.

Sendo assim, quando as pessoas olharem para nós verão Jesus, por causa do seu caráter impreguinado em nós, e poderão seguir o nosso exemplo, pois nós seguimos o exemplo de Cristo como seus servos fiëis. Que Deus te faça “um que é como Deus”. Amém!

 

Pr. Ossimar Martins Alves