É TEMPO DE ACORDAR

08/10/2012 21:07

O salmista entoa um hino que ressoa no meu coração quando ele diz: “Senhor, eu amo estar na Tua casa, no lugar onde habita a Tua glória”. O hinólogo também diz: “Meu prazer é estar na Casa de Deus, onde reina o amor”. Eu gosto de cantar, louvar, orar, ouvir a Palavra de Deus, exercitar os meus dons espirituais, ter companheirismo com os santos (Aqueles que Deus separou e trouxe ao convívio da Sua igreja). Eu prefiro estar na casa de Deus, “Nos átrios do Senhor”, do que estar em qualquer outro lugar.

A Bíblia diz que, infelizmente, no final dos tempos, o amor de muitos esfriaria e, por incrível que pareça, já estamos vendo isto acontecendo. Estou agora mesmo pensando o porquê disto, e gostaria de deixar meus pensamentos com vocês. Primeiro, creio que o amor de muitos está esfriando por causa da hipocrisia tão prevalente nas igrejas. Eu sei que esta expressão é muito forte, mas é real. A palavra “hipocrisia” vem do teatro. Era a máscara que os atores colocavam para representar uma pessoa ou coisa que não eram. Hoje dizemos que somos discípulos de Jesus Cristo, mas estamos seguindo a outros líderes que não sejam o Jesus da Bíblia. O nosso caminhar e agir estão em oposição a nossa pregação, e continuamos dizendo que somos discípulos de Jesus.

A segunda razão para esta falta de amor para com a Casa de Deus para mim é porque agora somos um grande grupo. Quando éramos a minoria, e estávamos sempre na defesa, sabíamos como nos portar. Ajudávamos uns aos outros, encorajávamos aos novos para que tivessem forças para seguir adiante, ainda em face das dificuldades e ataques dos inimigos. Mas hoje chegamos a maturidade. Não somos mais aquela minoria insignificante que se não estivéssemos unidos seríamos destruídos sem misericórdia. A igreja de hoje até parece a um certo partido politico que conhecemos a sua história. O partido era a oposição, e como tal sabia como combater, como mostrar as fraquezas dos outros, ser positivo quanto ao futuro, atrair novos adeptos, convencer aos que estavam em cima da cerca da realidade dos dias… Mas quando aquele partido recebeu do povo a sua confiança e governo, as suas ações foram pior do que a dos seus predecessores. Assim está a igreja hoje, e o povo não está cego. Temos que continuar a nossa jornada como antes. A igreja é e sempre será a minoria e jamais poderá estar no poder. A igreja de Cristo é e sempre será a oposição: Uma igreja militante.

Uma terceira razão para a frieza que estamos experimentando, sem dúvida, é a má utilização dos recursos do Senhor. Hoje o evangelho está se tornando uma mercadoria. Os “pastores” (notem que a palavra PASTORES está entre aspas) estão pregando para enriquecer. O evangelho agora é uma mercadoria para ser vendida a quem pagar mais. Os “cantores” religiosos estão ganhando mais do que os cantores seculares. Agora o que temos são shows e não louvores de gratidão, adoração e reconhecimento da soberania de Deus. Se eu que sou pastor estou abismado como não estarão os la de fora que estão vendo o constante pedir de dinheiro nas igrejas para benefício de uns poucos, e os caches solicitados pelos chamados cantores evangélicos?

Eu gostaria ainda de colocar aqui outra razão para estas dúvidas, que já se estão se tornando até “cinismo”: O abuso da fé. Gostaria que entendêssemos isto muito bem. O que temos hoje não é falta de fé, mas o exagero. No processo, estamos utilizando a nossa fé para tentar a Deus, porque parece que hoje Deus se tornou um boneco de marionete. Exigimos que Ele faça o que queremos, e até temos a audácia de ordená-Lo a executar algumas coisas que queremos utilizar para impactar aos simples. Deus é Deus. Ele não dá a Sua glória a ninguém. Até que reconheçamos isto, continuaremos neste declínio numérico e espiritual.

Igreja Batista Nações Unidas é tempo de acordar. É tempo de voltar ser o que Deus preparou para a Sua igreja. Vamos voltar ser a Igreja de Cristo: Real, militante, séria, com um evangelho transformador, e o povo buscará a Deus. Vamos lembrar que uma minoria com Deus se transforma numa maioria ponderosa.